terça-feira, 16 de novembro de 2010

E ISTO, CHEIRA A QUÊ?

Hoje pela manhã, quando me encontrava no ponto de ônibus para ir ao trabalho, me veio de encontro uma senhora desesperada me pedindo o telefone, pois sua filha se encontrava em casa passando mal, tem câncer, e ao chegar ao posto de saúde, não havia ambulância. É algo triste. me fez lembrar outros acontecimentos recentes que eu mesmo presenciei, e que como neste caso, não passam de total descaso das autoridades. Ocorreu um acidente entre os distritos de Frade e Sana, recebí uma ligação pedindo para que entrasse em contato com o posto de saúde do Frade requisitando a ambulância. Fiz o contato. Não havia o veículo. Fiz contato com o posto de saúde de Glicério, que informou que seus veículos estavam quebrados. Fiz contato com o Hospital da serra, e recebi a informação anterior. a atendente me disse que tentaria conseguir uma ambulância em outro distrito, e pediu para que eu aguardasse. Por mim tudo bem, não era eu que estava na estrada mesmo. minha cama estava macia e quente, e também tenho plano de saúde, então...(acho que é mais ou menos asim que pensam nossas autoridades.) Por que isto ocorre? Vários motivos, mas aponto a questão dos lobbys para as empresas que vendem plano de saúde como um dos responsáveis por estas tragédias cotidianas. Afinal, se a saúde pública caminhasse da maneira correta, para que plano de saúde? já repararam que os mesmos médicos que nos atendem nos postos da vida, são os mesmos que nos atendem nos hospitais privados? mas com uma educação bem diferenciada? Outro fato que não posso deixar de  comentar, foi o ocorrido com meu pai no mês passado. Ele precisou de atendimento e o levei na recém inaugurada UPA do governo do estado. Bem, só serviu para encaminhá-lo para os velhos postos de saúde(ou de doença) da cidade. se soubesse que aquilo era só para encaminhar para outro posto não teria ido lá. Pura perda de tempo. Ao chegar ao posto Jorge Caldas recebí a informação de que só voltariam a marcar fichas no próximo ano, e ainda estávamos em outubro! Ai fico pensando: nossos parlamentares estão brigando para que nosso estado e nosso municipio não percam os Royallts do petróleo, por que se isso ocorrer, nosso sistema de saúde e outros serviços básicos ficarão comprometidos. Estão de sacanagem né? Só pode. Se ficar mais comprometido do que isto aí, é melhor fechar tudo, por que se não vai haver duas entradas no posto. de um lado emergência, e do outro carne fresquinha abatida todos os dias e de excelente procedência! Fica aqui meu protesto( que provavelmente não vai valer de nada), e minhas sinceras condolências a todos os que necessitam do poder público, por que afinal, o poder pode ser público, mas seu direcionamento é sempre privado. Grande abraço.
                                                                                                   Alex Grijó

3 comentários:

  1. Os 10 MANDAMENTOS DO SUS

    1 - Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;
    2 - Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;
    3 - Apertou a barriga e fez 'ahhnnn', dá BUSCOPAN;
    4 - Caiu e passou mal, dá GARDENAL;
    5 - Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;
    6 - Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;
    7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;
    8 - Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;
    9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!
    10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

    ...e mais...

    Arritmia doidona, dá AMIODARONA...

    Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

    ...e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE...
    ...DIGA QUE:
    É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!


    Parece brincadeira mas é verdade!!!!

    Isso é o que os médicos fazem!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto deveria ser publicado,pois não é só um caso isolado,são acontecimentos diários que acontecem no nosso município,já presenciei vários casos e infelismente só nos restam a indignaçao.Sinceramente! Me envergonho em fazer parte desse grupo.(funcionário público da saúde).Deveriam se chamar: funcionários do descaso e da desordem.

    ResponderExcluir