quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tragédia, descaso ou missão divina?

      Nos últimos dias não se fala em outra coisa, a conversa é sempre a mesma ´´Que tragédia o que aconteceu na região serrana ´´, junto com o comentário vem sempre as indagações: Mas de quem é a culpa? Um diz: ´´coisa da natureza, não separa pobre de rico todo mundo está sofrendo as conseqüências, outro: É falta de fiscalização, se não fosse o leilão que as prefeituras fazem com suas pastas de secretarias tudo poderia ser evitado e vão ter aqueles que irão colocar a culpa em deus, os religiosos pela fé e os políticos por esperteza, já que é muito mais fácil achar um culpado que não pode ser julgado e que é sempre justo com todos os seres da face da terra.
      Uma coisa é certa, sendo qualquer destes fatores quem é o mais prejudicado? Com certeza, rico vai ser a minoria atingida uma pequena porcentagem. Vimos por exemplo a estória de um caseiro de uma propriedade em que a casa do patrão por mais castigada que foi estava em ótimo estado e sem nenhum risco de desabamento instantâneo, enquanto a do funcionário....era só um amontoado de madeira que com certeza não era de lei, e o que é pior junto com a sua moradia foi embora para nunca mais voltar sua família. Então em qual desses fatores este cidadão se encaixa? Como podemos ver ele era como a maioria, ou seja, pobre que se estivesse morando na casa do patrão a probabilidade de ficar sozinho sem seus familiares seria bem menor.
      Teve bairro com mais de duas mil moradias que sumiu do mapa. Será que tinha algum milionário nesta área? Creio que não. Sendo desastre natural, negligência das autoridades ou coisa divinal, chegamos à seguinte conclusão. Quem sempre leva a pior é o menos favorecido e nem por isso é poupado da desgraça, até quando estes acontecimentos funestos vão acontecer? Tirando vidas e quando não, a esperança de quem não teve a sorte de nascer em uma família de posses e por isso vive condenado a viver em lugares não habitáveis. E quem deveria fazer alguma coisa se faz de cego e depois quer colocar a culpa em algo sobrenatural, ou aparece com a solução mágica de que vamos construir casas em lugares seguros para estas pessoas, e porque não fizeram isto antes? Talvez porque não iriam ter a quantidade de doações que se consegue nestes acontecimentos e com a falta de organização junto ao sentimento de solidariedade das pessoas parte destes donativos serão desviados e não vamos ficar sabendo como aconteceu. É isso.
                                                                               Lairte Almeida

2 comentários:

  1. é meu amigo, daqui a pouco todo mundo esquece e teremos de estar fazendo estas mesmas perguntas para a próxima tragédia que já tem hora marcada e local: será em mais um morro do bumba da vida.

    ResponderExcluir
  2. É triste, mas é verdade! E você tem toda razão, infelizmente. Coisa de Deus uma ova. Coisa do bicho-homem.
    Coisa que o dinheiro faz, promove a morte e o sofrimento. Quanto mais essa nota é idolatrada, quanto menos de alma resta em nós. Ótimo texto, Lairte. Abraço.

    ResponderExcluir