Quanto custa um estádio de futebol?
Estava eu esta semana assistindo a um programa de jornalismo esportivo em que o jornalista Gerd Venzel da ESPN, que comenta as partidas do campeonato de futebol alemão falava a respeito de um encontro que teve com o presidente da Bundesliga, que é a liga de futebol da Alemanha. Nesta conversa, segundo Venzel, o mesmo perguntou ao presidente da liga alemã a respeito dos custos e da qualidade dos estádios daquele país. A qualidade e conforto são vistos a olho nu por qualquer um que vê um jogo de futebol desta liga, ou que vai a aqueles estádios. Já os custos, imaginamos apenas que sejam elevados.
De acordo com o presidente e Venzel, o custo final de um estádio moderno, de primeiro mundo, fica em torno de 140 milhões de reais, com todo o conforto e estrutura para abrigar torcedores extremamente exigentes, que tem toda a razão baseada no preço dos ingressos. Este valor é bem alto, mas se compararmos com os preços de nossas construções, é uma verdadeira pechincha. O custo da reforma do Maracanã, por exemplo, que deverá abrigar a final da copa do mundo de 2014, não ficará por menos de 900 milhões de reais! Mais de seis vezes o valor de um estádio de primeiro mundo na Europa! E tem mais. O presidente da liga alemã disse possuir logística empresarial, disse estar preparado para levar este serviço para várias partes do mundo (inclusive o Brasil!) pelos “módicos” valores gastos em seu país.
Não adianta perguntar por que nossos políticos e empresários não vêem isso; por que não contratam este tipo de serviço. As respostas serão sempre as mesmas. Fica apenas a constatação de quanto somos infelizes, de quanto somos roubados naquilo que mais nos ilude, do quão caro é uma arena de circo em que os palhaços não estão no picadeiro, mas sim na arquibancada. Esperemos as novas surpresas que irão surgir nos próximos anos em que a construção dos estádios para a copa de 2014 irá se desenrolar. Esperemos os escândalos e atrasos, além dos reforços orçamentários para terminar aquilo que nem devi ter começado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário