``A Villa de são salvador está situada a margem austral do rio parahyba do sul aos vinte e um grãos e meio de latitude meridional; e quasi aos trezentos e quarenta de lomgitude occidental. Esta vila é uma das mais ricas, maiores e opulentas do Brazil.``
Assim José Carneiro da Silva ( 1º visconde de araruama ) descrevia campos dos goitacazes ao então rei D. João Vl, antes mesmo da sua elevação à categoria de cidade quando esta ainda era a vila de São Salvador. Dizia também que ``Os campos dos goytacases são um paiz fertilíssimo da província do Rio de Janeiro``.
No dia 28 de março de 1835 a vila de São Salvador foi elevada a categoria de cidade e passou a se chamar campos dos goitacazes, antes este nome era dado a toda área que compreendia entre Macaé e São João da Barra e divididas em vilas e estas em freguesias. No entanto a vila de São Salvador era a maior e mais importante, pois por um bom tempo todas as outras estavam ligadas a ela através da igreja que na época era quem tinha autoridade para emitir documentos.
Hoje cidade de Campos está completando 177 anos, apesar de sua história ser bem mais antiga, mas continua sendo uma das maiores e mais importante cidade do interior de Estado, com quase meio milhão de habitantes e mais de 4.000 km² de extensão territorial.
Junto com o aniversário da cidade está se inaugurando um dos maiores palcos fixos da América latina o CEPOP, que ira atender eventos populares e servir de sambódromo para o carnaval, mas melhor seria se estivéssemos comemorando os maiores índices em: salário, alfabetização, saúde, qualidade de vida etc, pois com a riqueza que temos já passou da hora de galgarmos estes requisitos.
De qualquer forma parabéns pelos seus 177 anos de criação.